Marcia Geronima Benites .
No texto lido pude compreender que nos dias atuais exercer uma atividade docente é bastante diferente do que era alguns anos atras, muitas mudanças ocorreram na sociedade e no mundo, a tecnologia é parte dessa mudança que já nos favoreceu e continuará favorecendo uma infinidade de mudanças de produções como de entretenimento e de relações interpessoais. Algumas inovações exigem alguns profissionais com mais conhecimentos nas mais diversas áreas. Como ser um professor reflexivo . Em meu entender como docente é preciso estigar de nossos alunos seres pensantes . A perspectiva reflexiva/investigativa na formação do professor . Conforme Alarcão (1996) foi em 1980 que se iniciou a difusão das ideias de donald Schön, o que tem repercutido consideravelmente em favor da vertente reflexiva na formação dos professores. As ideias de Schön, que lançaram a imagem do reflective practitioner, tiveram enorme sucesso, também pelo movimento da época em que se pretendia retirar o professor de uma posição passiva. Embora os estudos de Schön não se voltassem a formação de professores, alcançou uma imensa repercussão no meio docente, impulsionando várias produções sobre a necessidade de o professor refletir sua prática. Assim, nas últimas décadas, a partir das ideias de Schön (1987), alguns teóricos enfatizaram A importância da reflexão crítica na formação profissional dos professores. Dentre eles destacamos Alarcão (1996) E e Sá-Chaves (2000) . Cabe salientar que Sá-Chaves (2002) em sua tese de doutoramento mostrou que a teoria de Schön era possível também para formação de professores. Para Almeida (2001), Schön É um dos maiores críticos do modelo tecnicista , Pois suas ideias apontam Para os limites de uma formação voltada para a reprodução, e discute a substituição deste modelo por outro, que capacite o professor a refletir criticamente sobre a suas ações. Destaca que, na formação de professores, a teoria é insuficiente para orientar a prática docente E defende uma formação que articule teoria e prática permanentemente. É no diálogo entre teoria e prática, buscando soluções para os desafios enfrentados, testando-as, observando as reações dos alunos, procurando compreender os significados das perguntas e respostas de seus alunos, avaliando-as e avaliando suas próprias ações que o professor aperfeiçoa seus conhecimentos. Em outras palavras, ao refletir sua prática, o professor desenvolve uma atitude investiga ativa queira caracteriza-lo Como produtor de conhecimento sobre o ensino, e não mais especialista técnico que apenas reproduz conhecimentos.
REFERÊNCIAS
ALARCÃO, Isabel (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
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