segunda-feira, 24 de abril de 2017

Professor Reflexivo

Marcia Geronima Benites .
No texto lido pude compreender que nos dias atuais exercer uma atividade docente é bastante diferente do que era alguns anos atras, muitas mudanças ocorreram na sociedade e no mundo, a tecnologia é parte dessa mudança que já nos favoreceu e continuará favorecendo uma infinidade de mudanças de produções como de entretenimento e de relações interpessoais. Algumas inovações exigem alguns profissionais com mais conhecimentos nas mais diversas áreas. Como ser um professor reflexivo . Em meu entender como docente é preciso estigar de nossos alunos seres pensantes . A perspectiva reflexiva/investigativa na formação do professor . Conforme Alarcão (1996) foi em 1980 que se iniciou a difusão das ideias de donald Schön, o que tem repercutido consideravelmente em favor da vertente reflexiva na formação dos professores. As ideias de Schön, que lançaram a imagem do reflective practitioner, tiveram enorme sucesso, também pelo movimento da época em que se pretendia retirar o professor de uma posição passiva. Embora os estudos de Schön não se voltassem a formação de professores, alcançou uma imensa repercussão no meio docente, impulsionando várias produções sobre a necessidade de o professor refletir sua prática. Assim, nas últimas décadas, a partir das ideias de Schön (1987), alguns teóricos enfatizaram A importância da reflexão crítica na formação profissional dos professores. Dentre eles destacamos Alarcão (1996) E e Sá-Chaves (2000) . Cabe salientar que Sá-Chaves (2002) em sua tese de doutoramento mostrou que a teoria de Schön era possível também para formação de professores. Para Almeida (2001), Schön É um dos maiores críticos do modelo tecnicista , Pois suas ideias apontam Para os limites de uma formação voltada para a reprodução, e discute a substituição deste modelo por outro, que capacite o professor a refletir criticamente sobre a suas ações. Destaca que, na formação de professores, a teoria é insuficiente para orientar a prática docente E defende uma formação que articule teoria e prática permanentemente. É no diálogo entre teoria e prática, buscando soluções para os desafios enfrentados, testando-as, observando as reações dos alunos, procurando compreender os significados das perguntas e respostas de seus alunos, avaliando-as e avaliando suas próprias ações que o professor aperfeiçoa seus conhecimentos. Em outras palavras, ao refletir sua prática, o professor desenvolve uma atitude investiga ativa queira caracteriza-lo Como produtor de conhecimento sobre o ensino, e não mais especialista técnico que apenas reproduz conhecimentos.

REFERÊNCIAS 
ALARCÃO, Isabel (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. 


 

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Projeto em ação

Essa semana fui até a Escola Municipal de Educação Infantil Vó Corina , onde estamos desenvolvendo o projeto de aprendizagem com os pequenos da professora Luciana Carvalho .
Conhecendo a turma do jardim 1á:
É uma turminha um pouco agitada, porem concentradas nas atividades a maioria deles gosta de realizar as atividades conforme a conversa da rodinha leitura do livro "Bom dia todas as cores " de Ruth Rocha , observei o interesse deles pela natureza onde surgiu a palavra chave de nosso projeto a desenvolver o tema será meio ambiente .

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Psicologia da vida adulta.

Nesta semana infelizmente não pude comparecer na aula presencial da Psicologia da vida adulta por um motivo de doença na familia. Na ultima sexta-feira minha mãe sofreu um infarto mas Graças a Deus esta bem . O que dizer sobre a aula , que neste curso criamos um bom vinculo com os colegas e durante o decorrer desta semana eu totalmente sem saber o que havia perdido na disciplina, uma das colegas me mandou uma mensagem dizendo que havia me colocado no grupo de trabalho e que o assunto seria o envelhecimento, isso só vem a acrescentar cada vez mais o interesse pelo curso apesar das dificuldades que não esperamos passar nesta vida na qual somos todos passageiros e aprendemos cada dia mais a valorizar os nossos sonhos .

Não é preciso ter pressa. A impaciência acelera o envelhecimento, eleva a pressão arterial e apressa a morte. Tudo chega a seu tempo.
Masaharu Taniguchi

terça-feira, 4 de abril de 2017

Propostas de grande aprendizado na disciplina Seminário Integrador.

Acredito que a proposta oferecida pela professora Simone Bicca vem acrescentar meu conhecimentos, na aula que tivemos nesta segunda-feira pude tirar muitas duvidas, com a dinâmica consegui compreender o processo de aprendizagem do pead. No desenvolvimento de elaborarmos o portfólio com os pontos positivos e os pontos negativos que venho tendo no decorrer do curso, com isso acredito que com o trabalho de analisarmos o blog da colega me dará ajuda em elaborar melhor minhas discussões em meu blog .

Trabalho feito em aula presencial.
Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão
Paulo Freire