SOBRE TEMPOS E ESPAÇOS DA ESCOLA:
DO PRINCÍPIO DO CONHECIMENTO AO
PRINCÍPIO DA SOCIALIDADE
MARÍLIA GOUVEA DE MIRANDA*
RESUMO: Este artigo discute as propostas de organização do ensino
em ciclos de formação, buscando apreender os pressupostos subjacentes
à racionalidade das reformas educacionais em curso no Brasil. Entende
que essas propostas implicam uma mudança dos princípios que
regem a organização dos espaços e tempos da escola pública: a escola
constituída no princípio do conhecimento estaria dando lugar a uma
escola orientada pelo princípio da socialidade. Trata-se de uma mudança na maneira de conceber a escola, com importantes implicações para
a relação educação e sociedade. É abordada a diversidade de significados
atribuídos à idéia de ciclos por parte dessa literatura, bem como a
ausência de uma discussão clara sobre seus fundamentos. Conclui que
essa inovação deva ser mais debatida, uma vez que se constata que a
maior parte das publicações sobre o tema está orientada para a sua justificação.
Palavras-chave: Ciclos de formação. Reforma educacional. Racionalidade.
Política educacional.
Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora
da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Católica de Goiás (UCG).
E-mail: marilia.miranda@uol.com.br.
Essa semana ao estudar sobre o tempo e espaço notei que seguimos com uma tarefa que infelizmentre as vezes não conseguimos concluir, pois o professor planeja sua aula e no decorrer acaba entrando com outros assuntos para que o aluno entre no que esta sendo ensinado, isso ocorre pois vivemos em uma sociedade que para atrair o aluno para o espaço escolar é uma "batalha" muito dificil, sendo assim o tempo que temos torna-se curto levando ao professor desenvolver a disciplina com mais lentitude.
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