terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Persistência e chance de recomeçar



O Natal pode parecer um período do ano muito feliz e esperado , porém para algumas pessoas é bem o oposto disso, pode ser momentos difíceis de suportar, percebe-se o número significativo de pessoas que se referem as festas de final de ano como tristeza e frustação,pois pode ser o momento em que estas pessoas sentem que tem a   "obrigação" de serem felizes, aparentemente existe um complexo de período perfeito, então o famoso "espiríto natalino" não acontece, pois elas não acham motivos para isso, então muitas vivem o terror  da contagem regressiva para tudo passar bem rápido, para ter sua rotina de volta. Podemos perceber no ambiente escolar, onde além da correria do final do ano, nós professores estamos na função da " Festividade natalina", colocar as crianças neste "espírito de natal", ensaiando, planejando, organizando as orgumentarias.... E os pais na expectativa da apresentação dos filhos,para quem sabe naquele único dia do ano  poder ver brilhar no olhar deles um " Natal feliz", um natal que tenha sentido e valor.

 E fica o pensamento, será que só neste dia do ano, nossos alunos são felizes? Ou pelo menos demonstram?

Nossa função como educadores, é resgatar algum sentido para a vida, motivar os nossos alunos a ter um olhar humano e de amor, tanto com a relação entre os seres humanos e também com a relação com o meio ambiente e a natureza. Saber que sempre quando um novo dia amanhece temos a chance de fazer diferente, o que fizemos de errados, ou seja, sempre Deus nos dá a chance de recomeçar e fazer um final melhor.

Encerro esse pensamento com uma frase bem interessante que li em um blog:

Persistimos na ideia de um amanhã que nos salvará de nossos medos, que atenderá todos nossos anseios, como num passe de mágica. Excluímos de nosso campo de visão duas palavras-chave: liberdade e responsabilidade. "
http://www.personare.com.br/fim-de-ano-hora-de-autoavaliacao-m1070

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Construindo meu Workshop Eixo II : Síntese Reflexiva das Aprendizagens

Meu coração e minha mente borbulhando, muitas aprendizagens adquirias ao longo do semestre e conseguir resumir é um pouco complicado, mas com foco e determinação alcançamos nossos objetivos.
As aprendizagens adquiridas
nos impulsionam para buscar mais conhecimentos.

sábado, 3 de outubro de 2015

Ajudar ao Próximo

Na aula desta semana foi muito boa, tivemos uma  dinâmica, aula com seminário integrador, onde pude  compartilhar com colegas que estão integrando ao curso, no momento me senti como se estivesse iniciando, sei que poderei ajudar os novos colegas, com trocas de idéias e experiências que já vivenciei no inicio do curso.
Com  essa nova etapa fiquei muito feliz, pois vi que poderei ajudar o próximo com amor e dedicação com o que escolhi para minha vida que é a Pedagogia.

O caráter e a inteligência podem impressionar as pessoas, mas é o amor que damos a alguém que nos faz brilhantes e inesquecíveis em sua vida... Porque o amor torna as pessoas indispensáveis. Assim, se você quiser acender um sorriso, iluminar um coração ou acordar a esperança em alguém precisa se lembrar de uma coisa: as pessoas se alegram com sua inteligência, apreciam o seu caráter, mas precisam mesmo é do seu amor!

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Aula de desenvolvimento e aprendizado sobre o enfoque da psicologia l


Hoje a aula foi muito produtiva, pois aprendi um pouco mais sobre id, ego e super ego.
Com ego aprendi que temos que vivenciar e usufruir no nosso dia dia, Foi uma diciplina que caiu no momento certo, pois enfrentei na minha semana muitas turbulencias .
Consegui harmonizar e controlar  os desejos  que enfrento em meu dia.
Ego demais  faz mal e ego de menos também é muito ruim. sempre temos que manter o meio termo e buscar a justa medida.
Uma frase que achei muito interessante...


"É o ego que dá-lhe feridas e te machuca. É o ego que faz você, violento, com raiva, ciúmes, competitivo. É o ego que é continuamente o sentido miserável da vida."
Osho

sábado, 19 de setembro de 2015

Fundamentos da alfabetização

Minha aprendizagem nesta semana foi muito produtiva com a aula presencial ,venho a cada dia  desenvolvendo todos os conhecimentos adquirido durante o curso de pedagogia ,isso só esta aprimorando minhas aulas, pois estou alfabetizando e com a aula da professora da disciplina , fundamentos da alfabetização, foi muito importante para minha vida docente.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Satisfeita com os aprendizados.

Adorei a aula presencial que assisti na segunda, estou muito empenhada com esse novo semestre já imagino o quanto será de grande valor na minha vida acadêmica pois espero explorar todos os conhecimentos ensinados nesse decorrer do curso .as dicas que a professora deu dos livros foram    excelente.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Aprendizagem sobre a apresentação do Workshop

O trabalho workshop de conclusão de semestre  que trazia a temática da interdisciplina foi muito importante para a fixação do semestre.
A preparação da construção do trabalho e momentos antes da apresentação foram de ansiedade e nervosismo pois foi algo novo para mim uma das  1° apresentações na minha vida acadêmica.
Encerro está etapa muito contente e com o sentimento e missão cumprida e o desejo de cada vez mais aprimorar meu processo de aprendizagem e construção de conhecimentos.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Elaboração do texto da síntese reflexiva para workshop.

A presente síntese reflexiva do meu texto na elaboração do workshop foi elaborada em cima de minhas vivencias no processo de aprendizagem na disciplina do seminário integrador onde ressalto minha dificuldade com a tecnologia que assim foi superada com desafios, questionamentos que durante o decorrer do tempo contribuíram no meu desenvolvimento na interdisciplinar.

sábado, 22 de agosto de 2015

Minha aprendizagem sobre o processo na organização do meu workshop foi bem pesquisado, pois ali compreendi que deveria expor todos os conhecimentos aprendido durante o semestre, com o passar do tempo ao decorrer do curso os conhecimentos adquiridos foram refletindo muito significada mente na minha pratica pedagógica.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Início este semestre sem mesmo saber como fiquei , mas  espero que nesta nova etapa possa dedicar mais tempo a meus estudos pois no semestre que passou   tive muitas dúvidas medos  que acarretaram um grade atraso em meus trabalhos   além de tudo isso atuo com 2 turmas de primeiro ano sendo  cada turma com 28  alunos pela manhã e 28 pela tarde dentro disso com 3 inclusões  em cada turma onde  me dediquei  mais ao meu trabalho e acabei me  atrasando com minhas atividades mas isso  não serviu de desculpas e sim  um pouco mais de organização neste semestre estarei mais atenta a todas as informações pois  não é fácil mais não impossível então aquém venha saber sei que isso é mais um desafio que estou passando e vou fazer  possível minha caminhada na educação pois  isso não começou hoje e sim quando  me doei a vida docente


terça-feira, 28 de abril de 2015

28/04/2015


hoje tenho  um dia pleno de felicidade,ao encontrar uma amiga de infância na qual brincávamos de aulinha
disse-me  Marcia tu vieste a esse mundo para ensinar "eu hoje dou graças a Deus por todas as crianças e adolescentes que estão chegando em minha casa em busca de ajuda, eles me devolvem tudo o que eu dou,
não só ensino,também contensão e qualidade de tempo...Que uma criança de seis anos te chame para dizer que está feliz porque  ganhou mérito em seu trabalhinho e dizer-me muito obrigado,isso não tem preço e falo com o coração na mão...Estou cada vez mais ocupada e graças  a minha dedicação são essas coisas pelas quais não  mudará nada em minha vida as crianças não fingem afetos e  digo obrigado Deus.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Oi ! hoje estou muito realizada com a aula pois consegui fazer meu blog isso é um passo muito importante pra mim pois  tenho muita dificuldade com relação  as tecnologias mas estou segura que este desafio está  apenas  começando me chamo Marcia Geronima Benites tenho trinta e nove anos sou casada a quinze anos  tenho um filho  de catorze anos esta cursando  o primeiro ano do ensino médio essa e uma das  conquista que me faz feliz pois eu  na adolescência.  não dei muita importância
para os estudos  depois de algum tempo  fui atrás de um sonho de infância  que era ser professora  já
faz  seis anos que  estou envolvida com a educação  trabalhei em várias oficinas do projeto mais educação uma das que  mais eu tive orgulho foi ensinar espanhol pois  não sou natural  do Brasil vim para cá com cinco anos  mais  tive sempre meus pais  falando a língua  espanhola pois somos Argentinos  isso faz de mim algo que pode fazer a diferença.