sábado, 22 de dezembro de 2018

10ª Semana de Estágio

Feliz por ter chegado até aqui e realizada por ter alcançado muitos objetivos com meus alunos e também objetivos pessoais enquanto docente, lembro-me do grande autor:

" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas. Piaget "
Eu quero ser essa professora que cria situações problemas para seus alunos e a estimulem a crescer e aprender cada vez mais.


sexta-feira, 30 de novembro de 2018

9ª Semana de Estágio

  Nesta semana foi a apresentação de natal, trabalhamos muito a temática, bem como tivemos bastante ensaios, foi tudo muito lindo e emocionante.
  Mais uma vez lembro-me da interdisciplina sobre Ludicidade, onde pudemos constatar a importância extrema da brincadeira e do encanto quando trabalhamos com crianças, pois desta forma facilita a forma de aprendizagem deles.

sábado, 24 de novembro de 2018

8ª Semana de Estágio

Durante esta semana realize o trabalho da consciência negra com meus alunos.
Eu pude fazer comparações de que as crianças entendam que todos somos diferentes(cor, deficiências), porém somos de uma raça, raça humana. Claro que este entendimento só ficará claro em um futuro, no desenvolvimento deles.
Consegui realizar o trabalho com muito entusiasmo e envolvimento de todos, a bonequinha preta foi manuseada por todos os alunos.

Sabe-se que as questões de preconceito e desigualdade, necessitam ser trabalhadas desde cedo com as crianças, conforme fala o autor:



Lembro-me da interdisciplina- ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E ANTROPOLÓGICA - percebo o quanto foi importante entender o sentido do lugar do social em nosso mundo, ou seja, poder perceber que cada ser humano com sua individualidade merece ser respeitado e ser tratado de forma igualitária.

sábado, 17 de novembro de 2018

7ª Semana da Estágio

https://drive.google.com/file/d/1ZjzcCDCbDPJhODW3NllxDJ5SxYAbDkwf/view

    No vídeo acima mostra uma atividade que fiz com meus alunos sobre escutar o som do ambiente, e também eu levei uma bolsa com alguns objetos para que eles pudessem descobrir os sons, foi uma semana curta devido ao feriado, mas pude explorar todos os objetivos que venho desenvolvendo com eles a partir da musicalidade, vejo interesse neles, pois esta faixa etária a criança demonstra muito interesse por músicas e a criança vai aprendendo por meio desta ludicidade.
  O que foi impressionante é perceber que além dos sons programados dos animais, também foram vistos outros sonos como os da rua: barulho de carros, ônibus, musicas de marketing de vendas, eles não ficaram com medo que fechassem os olhos deles com a venda, aceitaram bem.
  Enquanto escrevo lembro-me da interdisciplina de libras, onde as pessoas com a deficiência auditiva não tem o som das coisas, mas precisam estar atentas as percepções que acontecem para se situarem nos fatos que ocorrem


sábado, 10 de novembro de 2018

6ª Semana de Estágio

Durante esta semana fui muito feliz com a presença da professora na segunda-feira, todos os objetivos propostos foram atingidos com satisfação, pois pude concluir todas as minhas metas durante esta semana. As crianças estão mostrando entusiasmo com o projeto, gravei um vídeo sobre o trabalho, mas não consegui postar. Vou me empenhar nas últimas semanas do estágio tentando fazer da maneira que o curso deseja, pois estou usando de todo o meu aprendizado durante esses 8 anos que atuo como docente.


Meus alunos como sempre muito envolvidos nas atividades propostas, sempre participando e interagindo de forma espontânea e alegre, falando sobre isso lembro me da interdisciplina Seminário Integrador em 2015, onde eu falei no meu workshop sobre quando era  professora de turmas do 1º ano , onde encontrei crianças carentes de afeto e atenção, onde encontram carinho em um abraço de todos os dias, um beijo ou em um simples ato de amor, percebe-se que esta presente a corporeidade o “contato” com o próximo , que muitas vezes faz uma diferença no processo de formação educativa, um dos grandes desafios quando se pensa a educação da criança, talvez, seja o de estruturar um fazer pedagógico que atenda suas necessidades educativas, respeitando as necessidades básicas para o seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social, entre outros, ao mesmo tempo em que garanta a possibilidade de aquisição do saber. Percebe-se que é fundamental para um docente ter qualidade em sua atuação em sala de aula o contato com seus alunos, sem preconceitos ou rejeições.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

5ª Semana de Estágio

 Nesta semana trabalhamos o tema do Halloween conforme instituído no cronograma da escola, a escola mudou o nome para "Festa Fantasia", pois algumas famílias não gostam desta festa pois ela pode estar incitando um culto aos demônios.
Durante as atividades da semana, a maioria ficou entusiasmado e gostaram de ajudar a professora decorar a sala, não ficaram com medo do "fantasminha camarada", até mesmo os alunos que não vão participar da festa devido desejo dos seus pais não ficaram com medo. Fico feliz em ver que a musicalidade esta servindo de estimulo para a participação de todos e até mesmo para eliminar os medos de bruxos que a festa pode causar nas crianças.
O site abaixo mostra a cerca da cultura da festa e como a mesma chegou no Brasil.



Nesta semana pude recordar a interdisciplina da Infância dos 0 aos 10 anos , onde falamos sobre tantos aspectos importantes que marcam essa faixa etária da vida, e pude me lembrar da importância do brincar, do criar e do imaginar, pois tudo isso influência de forma positiva na formação a nossa personalidade, brincar é uma forma interessante de comunicação, é por meio das brincadeiras que as crianças são capazes de reproduzir seus modos de vida. O brincar faz parte do processo de aprendizagem da criança porque proporciona aos pequenos momentos de reflexão, de criatividade e de autonomia, construindo assim uma relação entre o brincar e o aprender.
.

4ª Semana de Estágio

A semana foi muito produtiva, pois as crianças tem muito entusiasmo com as atividade que estou propondo, pude perceber isso ao longo das semanas e de nossas atividades, chegam até mesmo me pedir para colocar músicas, A dificuldade que tenho é a questão do tempo , pois é curto devido a rotina que temos, é com muito esforço que consigo adaptar as atividades conforme as atividades já instituíveis. Sinto me satisfeita com tudo que estamos construindo. A boneca de lata encantou a todos, mesmo que as atividades sejam prontas, para eles são inovadas, fiz um curso onde aprendi muitas técnicas que estou aplicando no projeto adaptando a musicalidade.


Segue abaixo a apostila do curso, que participei no inicio do ano, assim como eu aprendi eu passo para eles o meu aprendizado.





Curso
Técnicas Lúdicas Para a Educação Infantil

 CONSTRUINDO O TEMA:

O que é lúdico?
Lúdico é um adjetivo masculino com origem no latim ludos que remete para jogos divertimento.

ANOTAÇÕES:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TÉCNICAS:

  1.  DESCUBRA-ME PELO SORRISO:

Solicitar aos pais que possam encontrar o sorriso do seu filho em meio a tantos sorrisos:


2. EU QUERO BIS
ATIVIDADE PROF, PEGUE UMA CAIXA E ENCAPE ELA COM EMBALAGEM DE BIS.. E FAÇA PLAQUINHAS DE PALAVRINHAS MÁGICAS E FRASES DE BOA CONVIVÊNCIA, ESTIMULE SEUS ALUNOS SOBRE SEMPRE PEDIR BIS PARA ESSAS TEMÁTICAS.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL caixa encapada, palitos e figuras ilustrativas.
OBJETIVO: TREINAMENTO COGNITIVO COMPORTAMENTAL DA PRÁTICA DIÁRIA DAS BOAS MANEIRAS E MELHORES FORMAS DE CONVIVÊNCIA.

3. PASSA A ARGOLA
ATIVIDADE
                A PROFESSORA ORGANIZA A TURMA EM UM CÍRCULO DE CADEIRAS, E EXPLICA PARA ELES QUE TERÃO QUE PASSAR a argola AO COLEGA DO LADO PELO CANUDINHO, NÃO PODE COLOCAR AS MÃOS TEM QUE SER SÓ PELO canudinho. PODE SE DIVIDIR A TURMA EM DOIS GRUPOS E CRONOMETRAR o que fizer em MENOR TEMPO.
Essa atividade é ótima para integrar a turma, trabalhar a percepção visual, observação, atenção, paciência, tranquilidade, etc.
 Material: CANUDINHOS DE PLÁSTICO E UMA ARGOLA.

4. BOLINHA NA GARRAFA
ATIVIDADE
DIVIDIR A TURMA EM DUPLAS E EXPLICAR QUE CADA DUPLA TERÁ QUE COLOCAR A SUA BOLINHA DENTRO DA GARRAFA, SEM COLOCAR NENHUMA PARTE DO CORPO SOMENTE SENDO COORDENADOS PELO BARBANTE.
 Essa atividade é ótima para despertar a atenção, coordenação motora grossa, trabalhar a percepção visual, observação.
MATERIAL:
 Metades de garrafa, barbantes para amarrar na cintura, bolinhas de plástico.

5. QUEM ESTA FALTANDO?
EXPLIQUE AOS ALUNOS QUE TODOS VÃO ANDAR EM CÍRCULO ESCUTANDO A MÚSICA, QUANDO A MÚSICA PARAR TODOS DEVEM SE AJOELHAR NO CHÃO, BAIXAR A CABECINHA E FECHAR OS OLHOS, A PROFª VAI ESCONDER ALGUÉM... ALGUÉM VAI ADIVINHAR QUEM É...
TRABALHAMOS: ATENÇÃO, CONTATO, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
TÉCNICAS PARTE 2:
Vamos aprender e praticar técnicas mais práticas que envolvam a expressão corporal:

6. KOKOLEOKO
ESSA TÉCNICA CONSISTE EM COLOCAR A MÚSICA COMO SUGESTÃO...
E trabalhar expressão corporal com eles.

7. BOLINHA DE PING PONG PONG
Jogo com movimentos e bolinhas de ping pong / coordenação / motricidade /
Distribua 2 bolinhas da mesma cor para cada aluno (de preferencia seleciona e cores, por exemplo,
branco e laranja), e vá comandando enquanto cantam a musica quando falar e se eu te toco o
colega toca no colega que tem a bolinha da mesma cor e ele vira estatua, e depois na outra parte
toca novamente ele desvira de ser estatua...
MÚSICA: Bolinhas de pimpão
Eu sou bolinha de pimpão e pulo, pulo, pulo no meio do salão.
E se te toco pulo, pulo, pulo, pulo.

8. EU SOU CAPITÃO
Brincadeira musical usando corda / coordenação motora
Coloque a turma em círculo e entregue a corda explicando que eles irão cantar a música e quando
parar um colega será o capitão e irá responder a pergunta do saquinho... se errar vai para o meio da
roda até um colega acertar uma pergunta e poder salvar o colega que esta no meio da roda.
MÚSICA:
Io, Ho estique a vela.
Io, ho vou lhe mostrar.
Io, Ho levante a vela.
Quem é o capitão?
Eu sou o capitão!

9. CORPO E CORES
Brincadeira de assimilação com folhas coloridas / atenção / coordenação
Coloca-se as folhas coloridas no chão e avisa aos alunos que cada cor é uma parte do corpo
(cabeça, ombro, cintura e joelho), e passa que o líder (que pode ser trocado depois), irá usar um
cabo de vassoura e ir sinalizando onde cada aluno irá tocar na sua parte do corpo (tudo isso com
fundo musical), começa com movimentos fáceis até os mais complexos.
MÚSICA: 1 FOLHAS COLORIDAS.

10. O TREM E O MAQUINISTA
Distribui a turma em círculo na sala e escolhe um ou 2 para ser o maquinista (depende do número
de alunos na sala), e conforme o ritmo da musica ele para na frente de um colega fazendo gestos
com as mãos e o corpo esse aluno imita como se fosse um espelho e assim ele vai se tornar o
maquinista e assim por diante e todos da fila vão fazendo os gestos também, buscando uma
sincronia.
MÚSICA: O TREM

11. PIPOQUINHA
Distribui os alunos em círculo, e eles vão pular que nem pipoca... 1= PULA PIC, 2= PULA PIC E
POC, 3= PULA PIC, POC E PIC, 4= PULA PIC, POC, PIC, POC... Assim a professor trabalha a
contagem, a coordenação motora grossa, atenção. Depois pode terminar tudo em pipoca.
10. HORA DO CONTO
Era uma vez, assim vai começar.
Uma historinha agora eu vou contar
Tra, lá, lá – Tré, lé, lé
Fechinho na boquinha acabou a conversinha – vou ouvir a historinha.

12. OVO DO HORÁCIO
Uma Canção, que trabalha a descoberta de um mundo novo ( escolinha, turma, amigos, professora),
trabalha também a socialização, ritmo, coordenação, atenção para fazer o que é solicitado na música.
Pode ser usada para integração como também em data comemorativa como o dia das Mães.
Letra da Música
O Ovo de Horácio – Inspirada no Livro “O Ovo de Horácio” ( Deavid Bedford)
Gravada por : Thiago di Luca e Nina Eick
Horácio adorava ser ovo, queria continuar assim.
Não gostava de nada de novo, sua história começa assim:
Pulou, pulou, pulou, pulou, lá dentro do ovo Horácio pulou!
Pulou, pulou, pulou, pulou, e o ovo ele quebrou... creck
Lá fora era tão diferente muito claro e cheio de gente
Horácio pensou: “eu quero meu ovo!” Juntou os pedaços pra montar denovo,
E tremeu, tremeu, tremeu, tremeu, de frio e de medo Horácio tremeu.
Tremeu, tremeu, tremeu, tremeu, montando seu ovo Horácio tremeu
Foi quando ele ouviu... splash!!!
Dois patos em uma lagoa e vários bichinhos brincando na boa!
Horácio espiou de dentro do ovo, querendo brincar com todo aquele povo,
E rodou, rodou, rodou, rodou, Horácio rodou e se balançou.
Rodou, rodou, rodou, rodou, foi quando num susto Horácio parou.
E alguém o cutucou...Toc Toc Toc
Um bicho bicudo e estranho, coberto de pelos e desse tamanho
Tirou o horácio de dentro do ovo, que contrariado tremeu de novo
Olhou para baixo, olhou para o lado, tapou os olhinhos com um medo danado.
Olhou para baixo, olhou para o lado, olhou para cima e ficou espantado.
Então reconheceu... Mamãe!!!!!
Vieram os outros pintinhos, Horácio está fora do ovo e tudo era tão divertido, sentiu-se em casa de novo!
Pulando, saltando, rodando, Horácio brincou e ganhou da mamãe um longo e gostoso abraço!
Pulando, saltando, rodando, Horácio brincou e ganhou da mamãe um longo e gostoso abraço!

13. O QUE É A PÁSCOA – TRABALHAR VALORES
O professor produz a caixa – foto em anexo.
E passa a contar a história de porque o coração ficou preto... Quais as atitudes e vai distribuindo um
coração para cada aluninho...
E depois fala de Jesus que ele veio perdoar, amar, morreu por nós...
E pede que cada aluninho coloque seu coraçãozinho na cruz de Jesus... E depois abre a caixa e
Jesus terá transformado os corações todos em branquinhos... Distribua para eles... e limpos... E fala
sobre isso sobre a mudança que todo o dia é dia de mudar atitudes... E diga que isso é a Páscoa.
Se quiser pode encerrar com um desenho.

14. O SAPO BOCARRÃO – HORA DO CONTO
O sapo Bocarrão é um divertido animal que tem uma boca enorme, é muito guloso e vive perguntando aos outros bichos o que eles gostam de comer.

Referência no Youtube: Sapo Bocarrão - Varal de Histórias


15. A GALINHA ENGRIPADA – HORA DO CONTO
Trabalhar com eles com esburrifador de agua – fazendo uma galinha e trabalhar a prevenção para não pegar gripe: não andar descalços, andar agasalhado.. e etc...


Quando realizei este curso lembrei da interdisciplina "Corporeidade - Epistemologia e vivência do aprender", e pude perceber como realmente o corpo também traz vivências que produzem a aprendizagem. 

3ª Semana do Estágio

Em um primeiro nesta semana eu propus tarefas aos quais estavam dentro do meu planejamento, porém recebi a orientação da minha professora que deveria trazer inovações e não á prática de folhinhas, recebi a correção humildemente e estou me preparando e buscando recursos para que as minhas aulas possam ser mais atrativas aos meus alunos e assim cumprindo a proposta pedagógica que tem como objeto o nosso estágio.


Sabemos que toda escola, tem um projeto político pedagógico e nele tem parâmetros para serem seguidos, bem como objetivos propostos.
Neste sentido lembro me da interdisciplina "Escola, projeto pedagógico e currículo", aprendemos na íntegra o que são estes aspectos e bem como sua aplicabilidade.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

2ª Semana de Estágio

Esta semana foi de muitas festividades onde usei bastante músicas e brincadeiras de integração alusivo ao dia das crianças, posso dizer que  o projeto proposto por mim esta sendo de grande aprendizado, pois a cada dia que desenvolvo o proposto obtenho resultados satisfatórios em cada uma das crianças no seu tempo.


Fico feliz em saber que estou no caminho certo, lembro de uma ótima autora que enfatiza a importância do brincar, Segundo Kishimoto (2007) o brinquedo estimula a representação, a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade, já o jogo explicitamente ou implicitamente determina o desempenho de certas habilidades definidas por uma estrutura pré-determinada no objeto em si e em suas regras. Para a autora a brincadeira é a ação que a criança desempenha ao realizar as regras do jogo, ao ir fundo, ao se envolver completamente na ação lúdica. Lembro me da interdisciplina "Ludicidade e educação", onde constatamos que é impossível pensar em desenvolvimento pedagógico na educação infantil, sem falar em ludicidade, pois uma coisa é atrelada a outra. É o lúdico em ação. Assim, o brinquedo e a brincadeira se relacionam estreitamente com a criança e não se confundem com o jogo.

https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=_iFXMrJwISM